Paulo Schwartzman é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo com a tese de láurea – Do tempo e da confiança na Justiça: Um mecanismo que permite a execução das multas fixadas em decisão judicial não final, bem como soluciona o problema de seu destinatário em caso de não procedência da ação – (2015).
Ademais, é Mestrando em Estudos Brasileiros no Instituto de Estudos Brasileiros da USP e pós-graduado em: Direito Civil pela LFG (Anhanguera/UNIDERP) (2017) com o artigo científico – Negócio jurídico processual: Uma análise sob a perspectiva dos planos da existência, validade e eficácia; Direito Constitucional com ênfase em Direitos Fundamentais (Faculdade CERS) (2021); Direitos Humanos pela mesma instituição (Faculdade CERS) (2021); Direito, Tecnologia e Inovação com ênfase em direito processual, negociação e arbitragem pelo Instituto New Law (Grupo Uniftec) (2021); e Direito Imobiliário pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica (2023).
Atualmente Paulo é advogado e empreendedor social, atuando em projetos que tornam o mundo um lugar melhor para todos!
Foi Assistente Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com lotação no gabinete da magistrada Edna Kyoko Kano (desde 2016). Previamente, laborou como Escrevente Técnico Judiciário no mesmo Tribunal e já trabalhou em diversas instituições públicas e privadas do sistema de Justiça, como em escritórios de advocacia e Defensoria Pública Estadual.
Ademais, é colunista quinzenal no Jornal Jurid e na coluna Razão de Decidir no portal online Juridicamente. É também revisor na Revista Brasileira de Meio Ambiente (ISSN 2595-4431) e editor da área temática “Sistema de Justiça” no site Brasil Debate, projeto integrado ao Laboratório do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. É, ainda, coordenador da linha de pesquisa sobre Escrita Jurídica, Interdisciplinaridade e Epistemologia do Grupo de Estudos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (GESIDH)
Por fim, já foi avaliador e mediador de diversos trabalhos de pré-iniciação científica no Programa Cientista Aprendiz – Colégio Dante Alighieri (2016, 2018, 2019. 2020, 2021 e 2022).
Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: celeridade, direito e tecnologia, negócio jurídico processual, planos dos negócios jurídicos (escada ponteana), astreintes. Adepto da interdisciplinaridade, possui como cerne de sua pesquisa uma abordagem holística de temas atuais envolvendo o Brasil, o sistema jurídico e o ensino.
Para mais informações sobre sua atuação acesse o currículo Lattes clicando no ícone